Plataformização do trabalho: entre dataficação, financeirização e racionalidade neoliberal

Autores

Palavras-chave:

Plataformização do Trabalho, Dataficação, Trabalho de Plataforma

Resumo

O artigo busca teorizar sobre a plataformização do trabalho a partir de sua imbricação entre financeirização, dataficação e racionalidade neoliberal. Para tanto, discute: a) algoritmos, dados e plataformas envolvidos tanto em suas lógicas próprias quanto enredados por financeirização e dataficação; b) plataformização do trabalho e trabalho mediado por plataformas com suas características, clivagens e características; c) gestão algorítmica do trabalho como elemento central da plataformização do trabalho enquanto encontro de dataficação e racionalidade neoliberal; d) alternativas ao cenário atual do trabalho mediado por plataformas como tentativas de atenuar ou enfrentar a racionalidade empreendedora do trabalho mediado por plataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Grohmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2020-02-02

Como Citar

Grohmann, R. (2020). Plataformização do trabalho: entre dataficação, financeirização e racionalidade neoliberal. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(1), 106–122. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12188