VERSOS E REVERSOS NA REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE E DA DIFERENÇA NAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR

Autores

  • Catarina Farias de Oliveira - Universidade Estadual do Ceará - UECE/ Brasil
  • Denise Teresinha da Silva - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ Brasil Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Sheila Rodrigues - Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Diversidade, comunicação popular, gênero, cidadania

Resumo

As práticas de comunicação popular permitem refletir tanto sobre temas inerentes às diferenças sociais e culturais quanto como o mercado as explora. Aqui, enfatizaremos a forma como estas experiências representam a diversidade cultural e social, aprofundando a temática de gênero e quais as estratégias são utilizadas pelos sujeitos para superar os limites na representação pela mídia massiva destas temáticas. Essa problemática é exemplificada através da análise de experiências empíricas sobre a programação das rádios comunitárias organizadas por movimentos sociais populares, bem como práticas de comunicação do movimento popular urbano e do Movimento Sem Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Farias de Oliveira -, Universidade Estadual do Ceará - UECE/ Brasil

Professora  Doutora Adjunta M  de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.  UECE. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, UFC.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Mídia, Cultura e Política  na  UFC.

Denise Teresinha da Silva - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ Brasil, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutora em Ciências da Comunicação, professora adjunto III da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus São Borja, coordenadora da Especialização em Imagem, História e Memória das Missões: Educação para o Patrimônio e do Grupo de Pesquisa Fos, São Borja-RS, Brasil.

Sheila Rodrigues - Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda do curso de Jornalismo da Terra, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Oliveira -, C. F. de, da Silva - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ Brasil, D. T., & Rodrigues - Universidade Federal do Ceará - UFC/Brasil, S. (2013). VERSOS E REVERSOS NA REPRESENTAÇÃO DA DIVERSIDADE E DA DIFERENÇA NAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 70–86. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1357