O INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA COMO EXPERIÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA E CULTURA PARTICIPATIVA

Autores

  • Dulce Marcia Cruz - Universidade Federal de Santa Catarina - USC/Brasil Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elias Gilberto Filimone Djive - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

cultura participativa, inteligência coletiva, netnografia, instituto mídia étnica, políticas identitárias.

Resumo

Este artigo visa interpretar a comunidade virtual Instituto Mídia Étnica, à luz dos conceitos de inteligência coletiva e cultura participativa, na visão de Pierre Lévy e Henry Jenkins. Outro propósito é procurar perceber como as mídias têm propiciado uma esfera pública democrática valorizando a diversidade. A pesquisa qualitativa teve um caráter etnográfico ou, mais precisamente, netnográfico, como metodologia mais apropriada para se estudar as comunidades virtuais. Resultados mostraram que o Instituto desenvolve um trabalho colaborativo usando o portal Correio Nagô para a partilha dos conteúdos entre os membros, através de comentários e propostas de solução. Por essa razão, pode ser visto como espaço alternativo, democrático e plural das vozes dos negros na Bahia, no Brasil, no continente africano e no mundo inteiro ao apropriar-se das potencialidades das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para desenvolver, entre seus membros, a cultura participativa concorrendo, deste modo, para o desenvolvimento da inteligência coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Marcia Cruz - Universidade Federal de Santa Catarina - USC/Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Produtividade CNPq.

Elias Gilberto Filimone Djive - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane. Atualmente é docente da Escola Superior de Jornalismo, em Maputo, Moçambique. Bolsista de Mestrado do CNPq no Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Cruz - Universidade Federal de Santa Catarina - USC/Brasil, D. M., & Filimone Djive - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil, E. G. (2013). O INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA COMO EXPERIÊNCIA DA INTELIGÊNCIA COLETIVA E CULTURA PARTICIPATIVA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 131–145. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1361