Modelos de investigação em Economia Política da Informação: uma análise da produção científica em Ciência da Informação no Brasil

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa bibliométrica descritiva e documental, apresenta resultados de um mapeamento da produção científica em Economia Política da Informação nas bases de dados Brapci e RPPBCI, representativas do campo da Ciência da Informação brasileira. Identifica as principais fontes de comunicação científica, os autores mais produtivos e os títulos das publicações levantadas, situando-as no contexto dos paradigmas físico, semântico e pragmático enquanto modelos de investigação na área. Verifica uma forte concentração de trabalhos no periódico Liinc em Revista e observa a predominância dos modelos Pragmático e Semântico nas publicações científicas correspondentes aos autores que mais produziram.

Biografia do Autor

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Endereço: Campus I-Lot. Cidade Universitária, S/N, Castelo Branco, CEP 58051-900, JoãoPessoa, PB.
Publicado
2020-10-12