Televisão e Capitalismo no Brasil

O livro pioneiro de Sergio Caparelli

  • Marcos Dantas Escola de Comunicação da UFRJ

Resumo

Publicado em 1982, Televisão e Capitalismo no Brasil, de Sergio Caparelli, pode ser considerado o primeiro estudo que investiga a indústria da televisão no Brasil, aplicando as categorias da Economia Política da Informação e da Comunicação. Escrito numa época em que crescia em número e qualidade a literatura acadêmica sobre a televisão brasileira, o livro de Caparelli, porém, distingue-se nessa literatura, seja por seu alinhamento às Teorias da Dependência, ramo da Economia Política original da América Latina e [...]; seja pela referência, então inédita no Brasil, à teoria marxista pioneira de Dallas Smythe sobre a mercantilização da audiência da televisão.

Biografia do Autor

Marcos Dantas, Escola de Comunicação da UFRJ

Marcos Dantas é Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Engenharia da Produção (COPPE-UFRJ), é professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO (PPGCOM/ECO) e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO (PPGCI/IBICT-ECO). Integra o grupo de pesquisa Política e Economia da Informação e Comunicação (PEIC/PPGCOM-ECO/UFRJ) e coordena o COMarx – Grupo Marxiano de Pesquisa em Informação e Comunicação (PPGCOM/PPGCI-ECO/UFRJ).  É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Diretoria Executiva do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Ex-presidente da ULEPICC-Br, já foi secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério das Comunicações, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, membro do Conselho Consultivo da Anatel, entre outras funções públicas. É autor de A lógica do capital-informação (1996; 2ª ed. 2002), Trabalho com informação (2012), Comunicações, Desenvolvimento, Democracia (2013).

 URL: www.marcosdantas.com.br.  

e-mail: marcos.dantas@eco.ufrj.br

Publicado
2021-12-21