Televisão e Capitalismo no Brasil
O livro pioneiro de Sergio Caparelli
Resumo
Publicado em 1982, Televisão e Capitalismo no Brasil, de Sergio Caparelli, pode ser considerado o primeiro estudo que investiga a indústria da televisão no Brasil, aplicando as categorias da Economia Política da Informação e da Comunicação. Escrito numa época em que crescia em número e qualidade a literatura acadêmica sobre a televisão brasileira, o livro de Caparelli, porém, distingue-se nessa literatura, seja por seu alinhamento às Teorias da Dependência, ramo da Economia Política original da América Latina e [...]; seja pela referência, então inédita no Brasil, à teoria marxista pioneira de Dallas Smythe sobre a mercantilização da audiência da televisão.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.