Raça e Racismo nos estudos em Economia Política da Comunicação: da resistência à construção de uma agenda de pesquisa
Resumo
Este artigo reflete sobre a contribuição que a EPC pode oferecer aos estudos sobre raça e comunicação e, ao mesmo tempo, sobre a importância de investigações sobre a temática como potencializadoras de diálogos entre a EPC e outras perspectivas. O trabalho aponta para a construção de uma agenda de pesquisa com três eixos: trabalho, políticas de comunicação e racismo algorítmico/vigilância. O objetivo é contribuir para a ampliação do olhar sobre a produção, circulação e distribuição dos recursos da comunicação e cultura, a partir da centralidade e da intersecção entre classe, raça, gênero e outras variáveis como totalizantes e não fragmentadoras.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.