O grupo OBSCOM/CEPOS: perspectivas teórico-metodológicas e estudos empíricos na contribuição da crítica da economia política da comunicação e da cultura

  • Verlane Aragão Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Flávio Marcílio Maia e SILVA JÚNIOR UFAL
  • Marcelo RANGEL Lima UFS
  • Aianne AMADO Nunes Costa

Resumo

A trajetória do OBSCOM/CEPOS confunde-se com a constituição do subcampo da Economia Política da Comunicação (EPC) no Brasil e na América Latina. Sua consolidação só pode ser entendida quando se observa o amálgama de um trabalho coletivo, institucionalmente vinculado ao desenvolvimento dos programas de iniciação científica e de pós-graduação em economia e em comunicação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com articulação em nível nacional e internacional. O artigo ora apresentado propõe-se em retomar e atualizar a trajetória do grupo, observando especialmente a apropriação de temáticas e problemáticas, fundado na crítica da economia política.

Biografia do Autor

Verlane Aragão Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, com estágio de doutoramento na Universidad de Sevilla e professora do Departamento de Economia e da Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS.

Flávio Marcílio Maia e SILVA JÚNIOR , UFAL

Professor Substituto do Campus Sertão/Ufal,  Jornalista, Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFS) e membro do grupo OBSCOM/CEPOS.

Marcelo RANGEL Lima , UFS

Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFS) e  membro do grupo OBSCOM/CEPOS.

Aianne AMADO Nunes Costa

Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFS) e  membro do grupo OBSCOM/CEPOS.

Publicado
2020-10-10