O tribunal midiático e a construção do desengajamento moral pelo programa policial Patrulha da Cidade

Autores

Resumo

O artigo apresenta reflexão em torno das perspectivas de recepção e percepções de um grupo de telespectadores do programa policial Patrulha da Cidade,exibido no RN,bem como da construção dos seus posicionamentos ao redor da violência, da segurança pública, da justiça e dos direitos humanos.O objetivo é refletir sobre estímulos que levam os indivíduos a reproduzir discursos de intolerância direcionados aos sujeitos que ameaçam a ordem social num tribunal midiático criado pelo programa a partir do aporte teórico do desengajamento moral.A partir de entrevistas, analisa cumplicidades na construção do discurso moral da audiência a partir dos modos de endereçamento do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM - UFRN).

Denise Carvalho , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Meirinho, D., & Carvalho , D. . (2021). O tribunal midiático e a construção do desengajamento moral pelo programa policial Patrulha da Cidade. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 23(1), 63–85. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/13905