Por uma economia política do audiovisual no capitalismo global

Autores

  • Kátia Morais Universidade do Estado da Bahia (UNEB)Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Othon Jambeiro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo discute questões centrais da subárea da Economia Política do Audiovisual. Parte-se da compreensão de que, no capitalismo, produções audiovisuais para diferentes meios (cinema, televisão, internet) são, antes de tudo, mercadorias produzidas e distribuídas dentro de uma estrutura industrial cujas estratégias econômicas geram efeitos políticos e ideológicos que devem ser levados em conta na investigação científica. O trabalho apresenta um panorama das principais vertentes e características dos estudos nesta subárea e aponta questões-chave para análises no capitalismo global, considerando o aprofundamento das contradições nas relações de produção, distribuição e consumo que afetam as indústrias audiovisuais ao redor do mundo.

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Biografia do Autor

Kátia Morais, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia, com pesquisa sobre políticas para o audiovisual no Brasii.

 

Othon Jambeiro, Universidade Federal da Bahia

PhD em Comunicação pela Universidade Politécnica de Londres (atual Universidade de Westminster). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2020-10-10

Como Citar

Morais, K. ., & Jambeiro, O. (2020). Por uma economia política do audiovisual no capitalismo global. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(3), 185–204. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/13917