Indústrias de mídia e racismo
Vidas negras no submundo da sociedade midiatizada
Resumo
Com o objetivo de pensar as relações raciais relacionadas aos estudos da Economia Política da Comunicação (EPC), proponho uma análise evidenciando o quanto o racismo é parte do capitalismo e o quanto a indústria cultural se fortalece e se expande se valendo de hierarquias raciais. As indústrias de mídia promovem dominação cultural em articulação com fatores econômicos e políticos que determinam a subjugação de pessoas negras na sociedade midiatizada. Com os Estudos Culturais, debato como práticas culturais e processos comunicativos se influenciam mutuamente por meio de significações do cotidiano apropriados pela indústria cultural.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.