Disputa de mercado e análise regulatória no audiovisual brasileiro

Estudo de caso da compra da Time Warner pela AT&T

  • Ana Beatriz Lemos da Costa Universidade de Brasília
  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O artigo tem como contexto as disputas de mercado na produção audiovisual no Brasil com a entrada de novos agentes e o cenário de concorrência entre diferentes mídias. Da observação dos posicionamentos de legislador,reguladores e empresas, percebe-se o enfraquecimento da ala conservado- ra, representante da radiodifusão,em influência e predomínio histórico nas políticas de comunicação diante dos atores liberais.Com análise documen- tal e revisão de literatura, parte-se da Economia Política da Comunicação (EPC) para discutir a análise regulatória e econômica envolvendo a compra da Time Warner pela AT&T, realizada no Brasil pelos órgãos reguladores Anatel e Ancine,e pelo Cade,órgão antitruste.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Lemos da Costa, Universidade de Brasília

Jornalista e Publicitária (UnB), Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais.

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da unidade Santana do Ipanema/Cam- pus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando no Programa de Pós-Gradua- ção em Comunicação da Universidade de Brasília.

Publicado
2021-12-21