La Unión Europea vs. Google

Políticas para la competencia en mercados digitales

  • Serguei Komissarov UNLP

Resumo

O artigo analisa o comportamento anticoncorrencial do Google, entre 2008 e 2018, no mercado digital europeu.A Google privilegiou o posicionamento e apresentação do seu próprio serviço de comparação de preços, dentro dos resultados do motor de pesquisa, para desviar e reduzir o tráfego dirigido aos serviços de comparação da concorrência.Além disso, o Google impôs restrições contratuais aos fabricantes de aparelhos e operadoras de celular para promover o uso do mecanismo de busca no sistema operacional Android, por meio da distribuição vinculada de aplicativos.Ambos os comportamentos tentaram proteger e consolidar a posição dominante do Google no mercado de serviços de busca.

Biografia do Autor

Serguei Komissarov, UNLP
Docente e investigador del Instituto de Estudios Comunicacionales en Medios, Cultura y Poder “Aníbal Ford” (INESCO). Facultad de Periodismo y Comunicación Social. Universidad Nacional de La Plata.  
Publicado
2021-12-21