Desertos de notícias na produção científica brasileira: origem do conceito, contextos e aplicações no Brasil
Resumo
Este artigo tem como proposta mapear os estudos que abordam o conceito de desertos de notícias, desenvolvido em 2016 pela pesquisadora Penelope Abernathy, do Centro de Inovação e Sustentabilidade de Mídia Local da Escola de Mídia e Jornalismo (Univ. Carolina do Norte, EUA). O levantamento documental foi realizado a partir dos relatórios anuais de seu Centro de Inovação e dos anais de 2017 a 2020 de Compós, Intercom e SBPJor, de forma a refletir a aplicação do conceito em produções científicas brasileiras. Os resultados preliminares apontam a pertinência do conceito e adaptações necessárias para o estudo no contexto midiático brasileiro.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.