Entre a derrubada de barreiras e as teses dos conselhos de comunicação na I CONFECOM: uma análise das posições do empresariado participante

Autores

  • Everton Sousa - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Alexandre Barbalho - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

I Confecom, Regulamentação, Políticas de Comunicação, Economia Política da Comunicação

Resumo

Este artigo busca compreender o que possibilitou a aprovação das propostas referentes aos conselhos de comunicação na I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom), considerando-se que boa parte da grande mídia se opõe irredutivelmente a qualquer mecanismo de controle sobre seus produtos e sua atividade produtiva. Neste sentido, recorremos ao conceito de Valério Cruz Brittos sobre as barreiras à entrada para entender o comportamento das duas únicas entidades empresariais que permaneceram no fórum, não sem antes conhecer as teses cujo objeto se traduzia nos conselhos de comunicação, o alvo maior da crítica de quem se abstinha de participar do evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Sousa - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 

Alexandre Barbalho - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor dos PPGs em Políticas Públicas da UECE e em Comunicacão da UFC.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Sousa - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil, E., & Barbalho - Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil, A. (2014). Entre a derrubada de barreiras e as teses dos conselhos de comunicação na I CONFECOM: uma análise das posições do empresariado participante. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 16–31. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/16