Big data como síntesis de la convergencia y la concentración empresarial en la red

Rumo a uma regulação global

  • Gustavo Buquet FIC- UDELAR
  • Federico Beltramelli FIC - UDELAR
  • Eduardo Alonso

Resumo

O processo de convergência das TIC gerou, em um grupo de corpora- ções, um alto grau de concentração em escala global onde o big data é seu recurso principal. As regulamentações dos EE.UU., Reino Unido e da UE evidenciam um impacto limitado em seu desempenho e também mostram assimetrias significativas entre os órgãos de controle e essas empresas. O estudo apresenta os modelos de negócios das plataformas, e a lógica das políticas dos EE.UU., Reino Unido e da UE. Concluímos que o principal déficit nas novas propostas regulamentares é desconsiderar o big data como um bem público.

Biografia do Autor

Gustavo Buquet, FIC- UDELAR

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri, professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade da República (UDELAR, Uruguai), responsável pela área de Economia da Comunicação e Cultura.

Federico Beltramelli, FIC - UDELAR

Doutor em Comunicação pela Universidad Nacional de La Plata. Profesor e coordenador do Departamento de Meios e Literatura da Facultad de Información y Comunicación (FIC) da Universidad de la República (UDELAR, Uruguay).

Eduardo Alonso

Dr. em Ciência Política pela Universidade da República, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da FIC, membro do Sistema Nacional de Pesquisadores.

Publicado
2021-12-21