Regulação de Plataformas Digitais

uma Revisão Sistemática de Literatura

  • Kenzo Soares Seto NETLAB- Microssociologia e Estudos de Rede, grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ vinculado a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ao Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT).

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura para investigar o estado da arte da pesquisa nacional sobre a regulação e governança das plataformas digitais. No total foram obtidos 381 artigos a partir da busca em bases científicas de indexação. Desses, 23 presentes em periódicos brasileiros revisados por pares foram considerados relevantes para o objetivo do trabalho. Sua análise revela a evolução histórica da discussão, os mé- todos utilizados, a distribuição entre diferentes áreas do conhecimento e as principais tendências, desafios e lacunas tanto nos marcos regulatórios abordados quanto na própria pesquisa sobre o tema.

Biografia do Autor

Kenzo Soares Seto, NETLAB- Microssociologia e Estudos de Rede, grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ vinculado a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ao Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT).

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGCOM/ECO-UFRJ) (2019). Graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2016). Membro do grupo de pesquisa NETLAB - ECO/IBICT.

Publicado
2021-12-21