Comunicação, informação e cultura: a agenda de resistências e lutas de comunidades brasileiras no exterior a partir do olhar decolonial
Resumo
Este estudo busca mostrar como o pensamento decolonial, na perspectiva da comunicação, construída a partir da realidade do Brasil e da América Latina, serve para analisar uma experiência de organização de lutas políticas alternativas de emigrantes. Para isso, propõe-se analisar como os temas comunicação, informação e cultura foram constituídos em quatro documentos que formalizam necessidades e registram propostas para melhoria de vida de emigrantes brasileiros no exterior. Os resultados apontam ideias e ações concretas que permitem visualizar que, frente a uma relação colonial, a experiência do sul contribui para uma outra realidade possível, emancipatória e renovadora.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.