Marx e o Sul Global
Conectando história e teoria do valor
Resumo
Este artigo examina a crítica da economia política de Marx no contexto do Sul Global e das epistemologias do sul. Traça as raízes contra- ditórias de uma concepção não-eurocêntrica da história em Adam Smith. Ao recuperar as sociologias do colonialismo de Marx, silenciadas em seus textos e cadernos de anotações, o artigo mostra que Marx incorporou o colonialismo e o imperialismo em suas análises da acumulação. O antagonismo entre trabalho assalariado e capital deve ser entendido como uma tendência global, abrangendo uma hierarquia de formas de exploração e opressão. frequentemente ignorado
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.