Apresentação do dossiê temático “A Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura e o pensamento crítico nas margens: anti-colonialismo, imperialismo e luta de classes”

  • Helena Martins UFC
  • Manoel Dourado Bastos UEL

Resumo

Vivemos uma etapa de generalização da produção mercantil, de conexão de países a partir das teias de poucas corporações transnacionais, de constituição de um sistema de cultura que se torna cada vez mais global. A partir de Marx e de sua crítica do “universal que paira”, da negação da linearidade histórica que é avessa à possibilidade da revolução, e no diálogo com outras visões críticas, podemos situar, enriquecer e propor saídas para nossas realidades, articulando as heterogeneidades, sem cair em particularismos pouco explicativos da complexa dinâmica atual. O chamado a pensar outro projeto a partir das margens se dá, pois, não pela negação do caráter mundial do capitalismo, mas porque daqui o poder e as contradições sistêmicas revelam-se de forma nítida e, mesmo, insuperáveis nos marcos do atual projeto de sociedade. É nesse sentido que este dossiê é apresentado.

Biografia do Autor

Helena Martins, UFC

Professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Telas - Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas da Comunicação. Editora da Revista EPTIC.

Manoel Dourado Bastos, UEL

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Obscom-CEPOS. Coordena o Laboratório CUBO - Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo. Presidente da Ulepicc-Brasil (2020-2022).

Publicado
2022-05-16
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO