Fiscalização Estatal sobre o conteúdo televisivo
Análise dos processos de apuração de infração do Ministério das Comunicações.
Resumo
Sob a perspectiva da Economia Política da Comunicação, analisamos a fiscalização estatal sobre o conteúdo televisivo. O estudo se debruçou sobre os Processos de Apuração de Infração administrativa realizados pelo Ministério das Comunicações de 2012 a 2018 abertos contra as emissoras. Inicialmente, descrevemos o arcabouço legal utilizado para regular os conteúdos transmitidos e como é realizada a política fiscalizatória. Concluímos que mesmo as emissoras veiculando inúmeros abusos à liberdade de expressão, não há um esforço fiscalizatório estatal para inibir tal ação. O marco legal defasado e o engessamento institucional corroboram para a manutenção de sua inércia.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.