Diversidade no funil: capitalismo de vigilância e conteúdo infantil no YouTube

  • Marcia Azen PPGCI - IBICT/UFRJ
  • Arthur Coelho Bezerra PPGCI IBICT/UFRJ

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um diagnóstico crítico da atuação do YouTube no atual cenário de consumo de entretenimento infantil, contextualizando o cenário de expansão das telas e analisando o papel da plataforma na produção e seleção dos vídeos que oferece às crianças. O método é baseado em pesquisa bibliográfica e investigação de documentos oficiais das plataformas YouTube e YouTube Kids. Os resultados da pesquisa apontam que as formas de captura da atenção e agenciamento do tempo das infâncias encontram-se atreladas a um modelo econômico de exploração de suas subjetividades, que não visa o melhor interesse da criança.

Biografia do Autor

Marcia Azen, PPGCI - IBICT/UFRJ

Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT UFRJ e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela UFRJ. Integrante do grupo de pesquisa Escritos - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social.

Arthur Coelho Bezerra, PPGCI IBICT/UFRJ

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT UFRJ
Coordenador do grupo de pesquisa Escritos - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social

Publicado
2023-02-06