Diversidade no funil: capitalismo de vigilância e conteúdo infantil no YouTube
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um diagnóstico crítico da atuação do YouTube no atual cenário de consumo de entretenimento infantil, contextualizando o cenário de expansão das telas e analisando o papel da plataforma na produção e seleção dos vídeos que oferece às crianças. O método é baseado em pesquisa bibliográfica e investigação de documentos oficiais das plataformas YouTube e YouTube Kids. Os resultados da pesquisa apontam que as formas de captura da atenção e agenciamento do tempo das infâncias encontram-se atreladas a um modelo econômico de exploração de suas subjetividades, que não visa o melhor interesse da criança.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.