Trabalho e linguagem
ontologia, mediação e discurso na Economia Política da Comunicação
Resumo
O artigo esclarece as relações entre linguagem e trabalho a partir das teorias de Lukács e Rossi-Landi para construir metodologicamente as relações entre trabalho e discurso no subcampo da Economia Política da Comunicação. Percebe-se uma confusão teórica em pesquisas que igualam o que Rossi-Landi chama “trabalho linguístico” ao “trabalho não-linguístico” por não interpretarem corretamente o conceito de homologia utilizado pelo autor e/ou não considerarem a ontologia do ser social construída por Lukács. Para esclarecer esses equívocos, efetuamos uma pequena digressão sobre o tema a partir dos escritos de Lukács para, em seguida, corrigir equívocos nos textos teóricos analisados.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.