Futebol e política
Uma análise do imaginário de coletivos de torcedores de esquerda sobre o fascismo
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como o fenômeno do fascismo é discursivamente construído por coletivos de torcedores de esquerda do Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Para alcançar esse objetivo, realizei duas entrevistas em grupo e duas individuais com esses torcedores. Ao analisar essas entrevistas, argumentei, entre outras coisas, que, na formulação dos discursos sobre o fascismo, muitos dos entrevistados adotam uma perspectiva iluminista crítica, retomando a crença na razão como instrumento civilizatório. Também argumentei que parte deles compreende que a luta contra o fascismo deve se dar no campo do diálogo.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.