Time do povo, de luta e liberdade: as construções simbólicas do Sport Club Corinthians Paulista potencializadas pela Democracia Corinthiana
Resumo
Carregado de fatores simbólicos, o futebol no Brasil transcende os limites do campo esportivo, configurando-se como importante ferramenta social. A partir de uma leitura cultural e política do futebol, o presente artigo objetiva analisar as manifestações afetivas em torno do Corinthians Paulista, questionando de que modo as construções simbólicas potencializadas pela Democracia Corinthiana reverberam nos posicionamentos do clube. Metodologicamente, o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, na análise textual discursiva e na análise de conteúdo. Conclui-se que o time, para legitimar-se, vale-se de episódios de sua história, construindo para si uma identidade baseada nas concepções de povo, luta e liberdade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.