O futebol como indústria cultural em processo de concentração. O caso do Fenway Sports Group
Resumo
O futebol transformou-se em indústria cultural devido ao valor social, simbólico e representativo que carrega, mas também, em uso da terminologia do conceito de finais do século XX, por sua produção econômica. Despertando o interesse de grandes investidores em algumas das instituições esportivas de mais prestígio. Este artículo analisa, à luz da Economia Política da Comunicação, e da análise dos investidores, o caso do Fenway Sports Group, grupo americano, dono de diversos clubes esportivos, que tem conexão com meios de comunicação e outros interesses econômicos, formando uma rede poderosa e complexa.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.