Apresentação da revista
Resumo
A nova edição da Revista EPTIC marca o encerramento do ano de 2022 e, em consonância com o período de mudanças que vivemos, trata, em seu dossiê temático, das transformações no audiovisual. Tal problemática é recorrente nos estudos latino-americanos alinhados à perspectiva da crítica da Economia Política da Comunicação. Desde a conformação do subcampo, a denúncia do uso político do sistema de radiodifusão e da concentração no setor, por um lado, e, por outro, a proposição de medidas democratizantes têm mobilizado formulações e ações de pesquisadores e pesquisadoras da região, que diagnosticaram os papeis políticos, econômicos e culturais da TV, associando-os às necessidades do desenvolvimento do capitalismo nos diferentes países, ao longo do século XX. No momento atual, em que há a constituição de uma nova estrutura de mediação social em torno da internet, é crucial voltarmos nosso olhar ao audiovisual.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.