Apresentação do Dossiê Temático Streaming e as mudanças nos mercados e nos conteúdos do audiovisual contemporâneo

Como o streaming reconfigura os mercados de áudio e vídeo e o que importa discutir

Autores

  • Ezequiel Rivero Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales
  • Marcelo Kischinhevsky UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.54786/revista%20eptic.v24i3.18739

Resumo

Na chamada “guerra do streaming”, colocam-se desafios de diferentes ordens, tanto do ponto de vista econômico como cultural e regulatório. Esses novos agentes localizam-se, em sua absoluta maioria, no Norte Global. Assim, a emergência e a guerra do streaming implicam também novos modos de fortalecimento do poder cultural dessas nações sobre os países do Sul Global, da periferia do capitalismo. O fortalecimento desses serviços coloca, portanto, uma série de questões para os debates sobre culturas nacional, regional, popular e alternativa. Esse cenário aponta complexidades para uma análise acurada e crítica. Do ponto de vista econômico, um primeiro desafio é a compreensão das transformações nos mercados e mapeamento das novas estruturas de mercado e barreiras à entrada. A Economia Política da Comunicação oferece ferramentais analíticos importantes para esse esforço, que podem contribuir para um olhar integrado e dialético sobre as mudanças nos segmentos em relação à evolução dos mercados do macrossetor das comunicações e dos determinantes gerais do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequiel Rivero, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Professor, pesquisador e bolsista de pós-doutorado do CONICET. Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (UBA), mestre em Indústrias Culturais pela Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) e licenciado em Comunicação Social pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC). É membro do Centro ICEP (UNQ) e co-coordenador do Obitel Argentina.

Marcelo Kischinhevsky, UFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de Jornalismo e Radialismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde dirige o Núcleo de Rádio e TV, é doutor em Comunicação e Cultura pela mesma instituição e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Rivero, E., & Kischinhevsky, M. . (2023). Apresentação do Dossiê Temático Streaming e as mudanças nos mercados e nos conteúdos do audiovisual contemporâneo: Como o streaming reconfigura os mercados de áudio e vídeo e o que importa discutir. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 24(3), 44–48. https://doi.org/10.54786/revista eptic.v24i3.18739