"O futebol é uma atividade social e econômica coletiva”

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.19102

Resumo

Alguns interesses de pesquisa mobilizam os coordenadores deste dossiê da Revista EPTIC sobre esporte-espetáculo: extensão da mercantilização dos jogos, com a participação da Indústria Cultural; caminhos para a resistência dos torcedores nesse processo, visto como elemento crucial da prática esportiva; e as lutas de poder em torno disso, especialmente considerando as possibilidades de regulação. Para a entrevista deste dossiê, encontramos uma excelente referência no pesquisador espanhol Borja García (Loughborough University). Com uma conversa que durou quase 2 horas, diante de tantas questões pertinentes a serem discutidas sobre o futebol na contemporaneidade, apresentamos aqui uma versão editada, mas que levanta diversas questões de análise social e acadêmica sobre este esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Economia Política das Comunicações da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação. Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília. Membro do grupo de pesquisa Crítica da Economia Políitca da Comunicação (CEPCOM).

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Santos, A. D. G. dos. (2023). "O futebol é uma atividade social e econômica coletiva”. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(1), 70–90. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i1.19102