Exclusão Digital e a Política de Inclusão Digital no Brasil – o que temos feito?

Autores

  • Cristiano Aguiar Lopes Câmara dos Deputados

Palavras-chave:

Comunicação, Economia Política, Sociedade da Informação, Exclusão Digital, Políticas Públicas,

Resumo

A bibliografia recente é farta em exemplos de esforços para se entender o impacto econômico e social da adoção massiva das Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs). Mas, em contraste com esses esforços, pouco se avançou no estudo das metodologias necessárias para a avaliação desse impacto. Como ressaltam Braga, Daly e Sareen (2003: 2) “muitos (...) adotam uma abordagem visionária, na qual as tendências tecnológicas são superestimadas, para ilustrar os benefícios e os perigos potenciais de um rápido progresso na área das TICs”. De fato, uma espécie de euforia tecnológica se disseminou rapidamente, em uma abordagem determinista na qual as TICs levariam, naturalmente, ao progresso. Na mesma medida, elas também aumentariam o acesso à educação, à saúde, a empregos qualificados e gerariam novas esferas de discussão política (DIMMAGIO et al., 2001; DIMAGGIO; HARGITTAI, 2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Aguiar Lopes, Câmara dos Deputados

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados para as áreas de Ciência e Tecnologia, Telecomunicações, Comunicação Social e Informática.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Lopes, C. A. (2011). Exclusão Digital e a Política de Inclusão Digital no Brasil – o que temos feito?. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/235