Serviços de Informação e Comunicação Via Telefone Celular: Qualificação da Oferta e Indicações de Consumo por Adolescentes, em Salvador

Autores

  • Sara Torres Universidade Federal da Bahia
  • Jussara Borges Universidade Federal da Bahia
  • Othon Jambeiro Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Serviços de Informação e Comunicação, Telefonia celular, Serviço de Valor Agregado (SVA), Celular – Uso por Adolescentes.

Resumo

A disseminação do telefone celular em amplas camadas da população brasileira, aliada a sua potencialidade de agregar funções de acesso a serviços de informação e comunicação, colocam-no como um importante competidor de tradicionais fontes e meios provedores desses serviços. Essa proeminência do celular é uma das mais evidentes conseqüências da convergência da informática e das telecomunicações. Este trabalho tem como objetivos: 1) identificar, caracterizar e analisar os serviços de informação e comunicação (técnica e legalmente denominados Serviços de Valor Adicionado-SVAs) oferecidos pelas quatro operadoras de telefonia móvel atuantes em Salvador; 2) conhecer os apelos publicitários das operadoras, dirigidos aos adolescentes, visando a venda daqueles serviços. Subsidiariamente, buscou-se também conhecer o consumo de SVAs por adolescentes e as razões desse consumo. A metodologia consistiu na análise e qualificação dos serviços oferecidos pelas operadoras; identificação e análise dos materiais publicitários expostos nos principais shoppings centers de Salvador; entrevistas com adolescentes escolares. Os resultados revelam a oferta de 37 SVAs em Salvador, inclusive os mais avançados, em termos tecnológicos, como é o caso do acesso a programas de TV e do GPS, por exemplo. As entrevistas com adolescentes, embora não sejam representativas do universo da cidade, em termos de amostragem, revelam alto consumo de SVAs e, conseqüentemente eficácia dos apelos publicitários a eles dirigidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Torres, Universidade Federal da Bahia

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e graduanda em Biblioteconomia, no Instituto de Ciência da Informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Jussara Borges, Universidade Federal da Bahia

Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação e Professora Substituta no ICI/UFBA

Othon Jambeiro, Universidade Federal da Bahia

Jornalista, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Comunicação, Professor Titular do ICI (UFBA) e pesquisador 1C do CNPq. Endereço: Grupo de Estudos de Economia Política da Informação, Cultura e Comunicação, ICI/UFBA, Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela, 40.110.100, Salvador, BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Torres, S., Borges, J., & Jambeiro, O. (2011). Serviços de Informação e Comunicação Via Telefone Celular: Qualificação da Oferta e Indicações de Consumo por Adolescentes, em Salvador. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 8(3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/261