CONTEÚDO LOCAL E RETERRITORIALIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS DO MERCADO TELEVISIVO RUMO À DIGITALIZAÇÃO

Autores

  • Valério Cruz Brittos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Márcia Turchiello Andres Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Televisão, Mercado, Reterritorialização.

Resumo

A constante busca pela reinvenção na televisão brasileira causa uma série de mudanças nos gêneros e formatos. Fruto da inovação tecnológica e da competitividade do mercado, a criatividade se tornou questão de sobrevivência para muitas emissoras. Assim, o capital simbólico, ao assumir importante papel na sociedade, torna-se cada vez mais complexo e hibridizado. A programação local, que já foi preponderante no passado devido às limitações tecnológicas, agora se tornou um diferencial junto à produção cultural globalizada. Baseado neste panorama, a reterritorialização surge como estratégia de mercado com o objetivo de fidelizar o público ao valorizar a cultura local.

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Biografia do Autor

Valério Cruz Brittos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Grupo de Pesquisa CEPOS (apoiado pela Ford Foundation), doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e vice-presidente da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federación). E-mail: .


Márcia Turchiello Andres, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). E-mail: .

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Publicado

2011-07-19

Como Citar

Brittos, V. C., & Andres, M. T. (2011). CONTEÚDO LOCAL E RETERRITORIALIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS DO MERCADO TELEVISIVO RUMO À DIGITALIZAÇÃO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 12(3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/27