A internet como suporte jornalístico em Aracaju: Adaptação dos jornais impressos à nova realidade tecnológica e econômica da mídia

Autores

  • Danielle Azevedo Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Tecnologia, comunicação, internet, jornalismo on-line

Resumo

Desde que a internet começou a ser utilizada para fins jornalísticos, a partir da década de 90, uma nuvem paira sobre a cabeça dos proprietários de jornais impressos e dos estudiosos das comunicações. A utilização da Internet como suporte jornalístico poderá provocar o fim do jornal impresso? No caso de Sergipe, concretamente, a internet ainda não é uma ameaça, nem do ponto de vista da perda de publicidade, nem da perda de assinantes.

Mas, temerosos em perder seu público leitor, os jornais estão tomando medidas tecnicamente avançadas para sobreviver em uma realidade tecnológica e econômica em transformação. Agora eles passam a disponibilizar o seu conteúdo na internet, produzindo notícias em tempo real, numa espécie de aliança com o concorrente potencial, procurando assinantes e lucros com publicidade. Como entender esse processo? O trabalho a seguir propõe, em primeiro lugar, um modelo econômico para o jornalismo on-line, que constitui um novo paradigma, ao promover uma aproximação entre os setores da imprensa (jornal e revista) e de onda (rádio e televisão), na terminologia da escola francesa da economia da comunicação e da cultura. Além de ser multimídia e apresentar convergência tecnológica, o Jornalismo Online possui custos de produção e difusão de notícias reduzidos, produção integrada com outras mídias e em tempo real, postos de trabalho irregulares, técnicas de produção a apresentação não estabilizadas, entre outras conseqüências que serão discutidas ao longo do texto.

Com base nesse quadro teórico é que voltaremos, em segundo lugar, ao estudo dos jornais sergipanos Cinform e da Cidade e dos portais Infonet e EmSergipe, que confirmam as hipóteses levantadas no quadro teórico proposto, no início, para o jornalismo on-line. Para isso, foram utilizados dois instrumentos de análise: entrevistas com empresários e jornalistas para uma apreciação qualitativa na área e questionários, para conhecer sociologicamente os profissionais que escrevem matérias para a web na capital sergipana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Souza, D. A. (2011). A internet como suporte jornalístico em Aracaju: Adaptação dos jornais impressos à nova realidade tecnológica e econômica da mídia. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/284