EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PERSPECTIVA GLOBAL: BEM COMUM, TRABALHO E ENGAJAMENTO NA RETÓRICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Vander Casaqui – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil) Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil)
  • Angelina Sinato - Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil) Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil)

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social, Comunicação e Consumo, Discurso, Cultura Empreendedora, Trabalho.

Resumo

Este trabalho aborda os discursos sobre o empreendedorismo social que alimentam a imagem globalizada do agente dessa cena, a partir da proposta de análise multidimensional de Fairclough (2001). As instituições Ashoka, Skoll Foundation e Schwab, analisadas neste estudo, conferem visibilidade e legitimidade, além de estabelecer significados para o papel (DAHRENDORF, 2012) dos empreendedores sociais. Estes agentes, localizados no contexto do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI e CHIAPELLO, 2009), são caracterizados como heróis olimpianos, modelos de cultura (MORIN, 2011) responsáveis pela construção de novos mundos possíveis (LAZZARATO, 2006). O empreendedor social ganha destaque, no cenário recente, ao unir as tradições capitalistas do empreendedorismo à perspectiva da ação social pelo “bem comum”, em uma hibridação pautada por paradoxos e imprecisões conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Casaqui – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de SãoPaulo (2005), com Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2013).Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Angelina Sinato - Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

Casaqui – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), V., & Sinato - Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), A. (2015). EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PERSPECTIVA GLOBAL: BEM COMUM, TRABALHO E ENGAJAMENTO NA RETÓRICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 185–198. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3383

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA