EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PERSPECTIVA GLOBAL: BEM COMUM, TRABALHO E ENGAJAMENTO NA RETÓRICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Empreendedorismo Social, Comunicação e Consumo, Discurso, Cultura Empreendedora, Trabalho.Resumo
Este trabalho aborda os discursos sobre o empreendedorismo social que alimentam a imagem globalizada do agente dessa cena, a partir da proposta de análise multidimensional de Fairclough (2001). As instituições Ashoka, Skoll Foundation e Schwab, analisadas neste estudo, conferem visibilidade e legitimidade, além de estabelecer significados para o papel (DAHRENDORF, 2012) dos empreendedores sociais. Estes agentes, localizados no contexto do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI e CHIAPELLO, 2009), são caracterizados como heróis olimpianos, modelos de cultura (MORIN, 2011) responsáveis pela construção de novos mundos possíveis (LAZZARATO, 2006). O empreendedor social ganha destaque, no cenário recente, ao unir as tradições capitalistas do empreendedorismo à perspectiva da ação social pelo “bem comum”, em uma hibridação pautada por paradoxos e imprecisões conceituais.Downloads
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Publicado
2015-02-05
Como Citar
Casaqui – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), V., & Sinato - Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (Brasil), A. (2015). EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PERSPECTIVA GLOBAL: BEM COMUM, TRABALHO E ENGAJAMENTO NA RETÓRICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 185–198. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3383
Edição
Seção
DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA
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