MIL’ TONS: uma identidade cultural musical

Autores

  • Alberto Carlos de Souza Universidad Nacional de Rosário(UNR)

Palavras-chave:

Milton Nascimento, Música Popular Brasileira, Lugares de Memória, identidade cultural.

Resumo

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” têm o significado de serem “lugares sem frestas” - onde não há “desbunde”, muito pelo contrário, há exposição de resistência nos corpos, na paixão, nos sentimentos, na fé e na memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Carlos de Souza, Universidad Nacional de Rosário(UNR)

Doutorando em Humanidades, pela Universidad Nacional de Rosário(UNR)- Argentina. Mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira-Niterói/RJ. Professor de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Vitória e Serra/ES. 

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

de Souza, A. C. (2012). MIL’ TONS: uma identidade cultural musical. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/381