Considerações sobre a Economia Política do rádio no Brasil

Autores

  • César Ricardo Siqueira Bolaño Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

rádio, televisão, economia política, comunicação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo sistematizar algumas reflexões sobre a economia política do rádio no Brasil, partindo de considerações gerais que desembocarão numa proposta de periodização. Não se trata de um estudo da História do rádio, mas da construção de uma ferramenta de análise (a periodização) absolutamente necessária para uma correta perspectiva dos processos sociais no sentido da Economia Política da Comunicação (EPC), que constitui o fundamento teórico do presente texto, o qual se apóia em estudos mais propriamente históricos, especialmente no livro clássico de Gisela Ortriwano (1985) e num artigo de Luiz Artur Ferraretto (2009), que traça uma periodização preliminar bem fundamentada, que procurarei reconstruir, tratando de precisar os pontos de corte e de articulá-la com a minha própria periodização da televisão brasileira (Bolaño, 2004). Trata-se de um trabalho ainda inicial, que se restringe basicamente ao rádio comercial e espera ser enriquecido a partir da contribuição dos colegas mais diretamente vinculados aos estudos sobre o rádio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Ricardo Siqueira Bolaño, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (Unb). Especialidades/Linhas de Pesquisa: Economia Política da Comunicação e da Cultura; Tecnologias da Informação e da Comunicação e Desenvolvimento Regional; Economia do Audiovisual, Telecomunicações e Internet. Bolano.ufs@gmail.com.


Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

Bolaño, C. R. S. (2012). Considerações sobre a Economia Política do rádio no Brasil. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 14(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/417