Radiojornalismo, convergência e economia política da comunicação: análise da produção de conteúdos em rádios na internet, o caso da Teresina FM

Autores

  • Thays Helena Silva Teixeira- Universidade Federal do Piauí – UFPI/Brasil Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Jacqueline Lima Dourado - Universidade Federal do Piaui – UFPI/Brasil Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Convergência, Economia Política da Comunicação

Resumo

O artigo mostra como as características da convergência midiática estão presentes nos programas do radiojornalismo produzido em emissoras de rádio brasileiras, especificamente a Teresina FM, em sua versão hipermidiática. Sob a perspectiva analítico-descritiva, esta pesquisa aborda os conteúdos radiojornalísticos na internet considerando a indústria da radiodifusão brasileira, focando como os formatos produtivos se apresentam na convergência midiática. Deste cenário, analisa-se o conteúdo produzido e suas diferentes plataformas e como tais mecanismos são adotados pela indústria radiofônica. Desenvolve-se o artigo a partir da Economia Política da Comunicação, seguindo este referencial teórico também se incorpora a contribuição dos estudos em comunicação digital. A alteração envolve muito mais do que uma nova caracterização do meio, mas também de uma adequação empresarial. Observa-se que a emissora apresenta elementos da convergência, e se encontra em pleno processo de transição para a plataforma da internet.

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Biografia do Autor

Thays Helena Silva Teixeira- Universidade Federal do Piauí – UFPI/Brasil, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pequisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e diversidade (Comum), com ênfase nos estudos sobre radiojornalismo, convergência midiática e economia política da comunicação.

Jacqueline Lima Dourado - Universidade Federal do Piaui – UFPI/Brasil, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1989), Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009). Chefe de Departamento de Comunicação Social (DCS-CCE) e professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCOM/UFPI (Mestrado). Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Economia Política e Diversidades - COMUM/ UFPI. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade - CEPOS (UNISINOS/Ford Foundation) e Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

Silva Teixeira- Universidade Federal do Piauí – UFPI/Brasil, T. H., & Dourado - Universidade Federal do Piaui – UFPI/Brasil, J. L. (2014). Radiojornalismo, convergência e economia política da comunicação: análise da produção de conteúdos em rádios na internet, o caso da Teresina FM. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 44–58. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/44