MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NO PROCESSO DE "REVITALIZAÇÃO URBANA" DA CIDADE OLÍMPICA: A CONSTRUÇÃO DO IMAGE-MAKING CARIOCA

  • Marcio de Souza Castilho – Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Cristina Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil Universidade Federal Fluminense (UFF)- Brasil
Palavras-chave: Cidade-empresa, Espaço Urbano, Gentrificação, Megaeventos, Mídia

Resumo

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 consagrou um modelo de desenvolvimento baseado na atração de megaeventos esportivos. Este artigo pretende examinar a formação deste projeto de cidade-empresa e o papel da mídia na produção de consensos em torno de valores que tendem a consolidar o image-making da cidade, transformando a polis em urbs empresarial. Com a expansão do estado neoliberal, observa-se um alargamento dos interesses do capital em detrimento do público na consolidação de um projeto de reduzida interlocução com os atores sociais diretamente impactados pela remodelação do tecido urbano.

Publicado
2016-01-29