Da TV para a web: o infográfico no telejornalismo e a repercussão de um erro no programa Conta Corrente

Autores

  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Infografia, jornalismo de dados, telejornalismo, Conta Corrente, multi-midialidade.

Resumo

Este artigo visou fazer uma análise da utilização de infográfico na constituição do tele-jornal, como uma forma de atrair o espectador. Tomou-se como exemplo o programa Conta Corrente da emissora Globonews, devido ao mesmo fazer uso recorrente desta técnica. A questão que se colocou foi qual é a contribuição do infográfico para o enten-dimento da informação no jornalismo de dados? A metodologia baseou-se em observa-ção não participante e análise de conteúdo. Buscou-se fundamentos conceituais e teóri-cos no jornalismo de dados e no jornalismo transmídia, por meio de autores como Cairo, Jenkins, Porto e Flores, Salaverria, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Aparecida Passos Kneipp - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Jornalista graduada pela Unesp de Bauru, com mestrado e doutorado pela Eca/USP em Ciências da Comunicação. Professora dos Cursos de Comunicação Social da UFRN e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

Passos Kneipp - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Brasil), V. A. (2015). Da TV para a web: o infográfico no telejornalismo e a repercussão de um erro no programa Conta Corrente. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(2), 5–17. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/5