O SUCESSO DOS CINEMAS MENORES: BAIXO ORÇAMENTO E ALTERNATIVAS CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL E NA GALIZA

Autores

  • Karine Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil)
  • Marta Pérez Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha).
  • Silvia Roca Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha)

Palavras-chave:

Cinema. Baixo orçamento. Brasil. Galiza. Festivais de cinema.

Resumo

Este artigo explora a existência, cada vez mais destacada, de um cinema que opera nas margens do sistema comercial e que, apesar de contar com recursos limitados, tanto econômicos quanto técnicos, apresenta uma visibilidade notável no circuito de festivais internacionais. Ainda que o cinema de baixo orçamento do Brasil e a pequena produção da Galiza, nação europeia sem Estado, não pareçam ser realidades comparáveis, compartilham os traços do que definimos, a partir de Deleuze e Guattari, como um “cinema menor”, feito com equipes enxutas, baixo ou nenhum orçamento, financiados por políticas de incentivos e com um sistema de distribuição próximo ao amador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil)

Jornalista. Mestre em Comunicação Social pela PUC- -RS e doutoranda do mesmo programa.

 

Marta Pérez Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha).

Professora Doutora da Faculdade de Ciências da Co- municação da Universidade de Santiago de Compos- tela (USC). Membro do Grupo de Estudos Audiovisu- ais da USC.

Silvia Roca Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha)

Doutoranda em Comunicação e Informação Contem- porâneas na Universidade de Santiago de Composte- la (USC) e membro do Grupo de Estudos Audiovisuais da USC.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil, K., Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, M. P., & Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, S. R. (2016). O SUCESSO DOS CINEMAS MENORES: BAIXO ORÇAMENTO E ALTERNATIVAS CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL E NA GALIZA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 18(2), 125–141. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/5219