Estratégias para implantação de um sistema de educação à distância: um estudo de caso no âmbito de uma empresa de energia no Estado do Paraná

Autores

  • Nivaldo Pereira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mayara Cristina Ghedini da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Kazuo Hatekayama Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Antônio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação à Distância, Recursos Humanos, Aprendizagem, Retorno de Investimento, Organização,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a implantação da Educação a Distância (EaD) como metodologia de educação  continuada em uma empresa do ramo de energia no Estado do
Paraná. Na primeira parte do trabalho é apresentada uma revisão de literatura sobre Ensino e Educação a Distância, a partir das diversas definições de EaD ao longo do tempo de vários especialistas sobre o tema. Na segunda parte da pesquisa, o artigo busca demonstrar a viabilidade para a implantação de EaD em uma organização, apresentando as várias etapas do programa, incluindo disponibilidade física, recursos humanos, retorno do investimento, e os resultados obtidos com a implantação.
 
Palavras-chave:  Educação à distância; Aprendizagem; Recursos humanos; Organização; Retorno do investimento.

Abstract

The present article has as its objective to evaluate the implantation of the Long-Distance Learning (LDL) as a continued education methodology in an energy company in the State of Paraná. In the first part of the work, a revision of literature about Long-Distance Learning and Education is presented, from diverse LDL definitions made though the years by many specialists on the subject. In the second part of the research, the article tries to demonstrate the
viability of the LDL implantation in an organization, presenting the several program stages, including physical availability, human resources, investment return, and the results obtained with the implantation.

Key Words: Long-distance learning; learning; e-learning implantation, organization and investment return. 

Resumén

El artículo tiene como objetivo evaluar la aplicación de Educación a Distancia (EAD) como un método de educación continua en el negocio de la energía de una empresa en el Estado de Paraná. La primera parte del trabajo presenta una revisión de la literatura sobre la enseñanza y la  educación a distancia, a partir de  las diversas definiciones del  EAD en el tiempo de diversos expertos sobre el tema. La segunda parte de la investigación, el artículo demuestra la viabilidad de la implantación del EAD en una organización, que muestra las diferentes etapas del programa, incluyendo la disponibilidad de recursos físicos, humanos, retorno de la inversión, y los resultados obtenidos con la aplicación.

Palabras claves:  Educación a Distancia, Aprendizaje, Recursos Humanos, Organización, Retorno de la inversión.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Pereira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia de Produção

Mayara Cristina Ghedini da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-graduanda em Gestão Industrial –
Produção e Manutenção

Kazuo Hatekayama, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutor em Engenharia Mecânica

Antônio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

da Silva, N. P., da Silva, M. C. G., Hatekayama, K., & de Francisco, A. C. (2011). Estratégias para implantação de um sistema de educação à distância: um estudo de caso no âmbito de uma empresa de energia no Estado do Paraná. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 12(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/68