Espetacularização do vazamento de áudios pelo telejornalismo brasileiro: estratégias adotadas pelo Jornal Nacional na cobertura da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado

  • Juliana Fernandes Teixeira UFPI
  • Denise Maria Moura da Silva Lopes UFRJ
  • Denise Freitas UFPI
  • Jacqueline Lima Dourado UFPI
Palavras-chave: Economia Política, Jornalismo, Mercantilização, Sociedade do espetáculo, Valores comerciais

Resumo

O artigo analisa as estratégias utilizadas pelo Jornal Nacional (Rede Globo) para a divulgação da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado antes do impeachment de Dilma Rousseff, levando em consideração as relações políticas e econômicas que estabelecem com os atores envolvidos. A partir da Economia Política da Comunicação foram sistematizadas nove categorias dessa cobertura: 1) alarmismo, 2) deslocamento do foco político, 3) tensionamento do episódio, 4) instabilidade política, 5) instantaneidade, 6) protagonismo do juiz Sérgio Moro, 7) dicotomia entre denuncismo e defesa dos "acusados", 8) dependência textual e/ou documental, e 9) fontes secundárias (citação de outros meios de comunicação).Economia Política; Jornalismo; Mercantilização; Sociedade do espetáculo; Valores comerciais

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Teixeira, UFPI

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas
pela Universidade Federal da Bahia e em Ciências da Comunicação
pela Universidade da Beira Interior(Covilhã/
Portugal). Atualmente, é pós-doutoranda na Universidade
Federal do Piauí UFPI - Brasil

Denise Maria Moura da Silva Lopes, UFRJ

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação
e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro
– ECO/UFRJ. Mestre em Letras pela Universidade
Federal do Piauí – UFPI- Brasil

Denise Freitas, UFPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Social da Universidade Federal do Piauí – UFPIBrasil

Jacqueline Lima Dourado, UFPI

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestra em
Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
- UFRJ –Brasil

Publicado
2017-08-18
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO