Musical na televisão pública: princípios para uma curadoria participativa digital no programa Radar da TVE/RS

Autores

  • Cristiane Finger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil
  • João Vicente Ribas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil

Palavras-chave:

Televisão pública, Programa musical, Cultura da convergência

Resumo

O programa musical Radar da TVE/RS configurou-se após 25 anos no ar
como principal janela da televisão gaúcha para bandas independentes e
amadoras. Com o objetivo de propor novas soluções para a programação
da emissora pública, em um contexto de convergência digital, realizamos
uma pesquisa sobre a rotina de produção e entrevistamos telespectadores.
Baseados na análise destes dados e nos conceitos de autores como Jenkins
(2009; 2014) e Scolari (2014), aventamos uma proposta de curadoria participativa.
Visa-se ampliar o processo de escolha dos grupos que se apresentam
no Radar, bem como o maior engajamento da audiência, mantendo e
incrementando o caráter público da emissora.

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Biografia do Autor

Cristiane Finger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil

Doutora em Comunicação, professora da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS).

João Vicente Ribas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil

Mestre em História (Universidade de Passo Fundo
- UPF), Doutorando em Comunicação (PUCRS).

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Finger, C., & Ribas, J. V. (2017). Musical na televisão pública: princípios para uma curadoria participativa digital no programa Radar da TVE/RS. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 19(3), 206–222. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/7228

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: 50 ANOS DA TV PÚBLICA NO BRASIL