ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Alain Pierre Claude Henry Herscovici - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Epistemologia – Economia Política – Cultura, Informação e Conhecimento - Historicidade.

Resumo

Este texto se propõe em desenvolver uma reflexão epistemológica relativo à definição e à construção da Economia Política da Comunicação (EPC). Esta análise será aplicada tanto às Ciências da Informação e da Comunicação quanto à Ciência Econômica, e fornecerá elementos para construir um Programa de Pesquisa Científica (PPC) que tenha coerência interna e que seja adequado para estudar as atividades ligadas à Cultura e à Comunicação.Em uma primeira parte, estudarei a maneira como a EPC se posiciona no campo da Economia; em uma segunda parte, mostrarei como a EPC pode contribuir para a construção e a consolidação de um PPC no campo das Ciências da Informação e da Comunicação.

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Biografia do Autor

Alain Pierre Claude Henry Herscovici - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Administration - Ecole Supérieure de Commerce D'amiens (1978), graduação em Economia - Université de Picardie (1978), Mestrado em Economia - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1980), Doutorado em Economia - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1983) e Doutorado em Economia - Université de Picardie (1992). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e em Economia da Informação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica macroeconômica, metodologia espistemologia econômicas, Law and Economics, economia Institucionalista, direitos de propriedade intelectual e economia digital.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

Herscovici - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil, A. P. C. H. (2014). ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 16(3), 84–98. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/84

Edição

Seção

DOSSIÊ ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA