O Ministério da Cultura e a construção da TV Brasil: processos políticos, atores e mobilizações

Autores

  • Renata Rocha - Universidade Federal da Bahia UFBA/Br Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

cultura. comunicação. políticas culturais. televisão pública. Brasil

Resumo

Este trabalho propõe analisar a atuação do Ministério da Cultura, na gestão do Presidente Lula e dos Ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, na construção do que seria o primeiro serviço público de radiodifusão no Brasil, enfatizando os debates e formulações que trazem a televisão pública para o âmbito da cultura e a criação e implantação da TV Brasil, emissora pertencente à estatal Empresa Brasil de Comunicação. Embora consideremos o caráter transversal do tema, nos deteremos nas mobilizações dos atores vinculados ao Ministério da Cultura. As ações de outros setores do Governo Federal serão abordadas apenas para subsidiar a compreensão da conjuntura política no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rocha - Universidade Federal da Bahia UFBA/Br, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), também da UFBA. Salvador, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Rocha - Universidade Federal da Bahia UFBA/Br, R. (2013). O Ministério da Cultura e a construção da TV Brasil: processos políticos, atores e mobilizações. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(2), 87–101. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/942

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS