A qualidade do conteúdo da Agência Brasil/EBC: avaliação dos requisitos “diversidade”, “pluralidade” e “cobertura de políticas pública

  • Josenildo Luiz Guerra - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Br Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rogério Christofoletti - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Maria José Baldessar - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Samuel Pantoja Lima - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Palavras-chave: Jornalismo, Qualidade, Agência Brasil, Jornalismo On Line

Resumo

O artigo apresenta uma avaliação da qualidade editorial da Agência Brasil (AB), agência de notícias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada com base em três requisitos: diversidade de conteúdo, pluralidade de vozes e existência de cobertura sobre políticas públicas. Além de gerar um diagnóstico inicial sobre o noticiário da agência, a pesquisa visa também testar a metodologia empregada para a avaliação a fim de detectar possíveis insuficiências ou limitações que possam ser aperfeiçoadas para eventual incorporação numa política de avaliação de qualidade de organizações jornalísticas. Como resultados, o artigo apresenta as deficiências encontradas na cobertura da AB, analisa a viabilidade da metodologia para uso regular na avaliação da qualidade editorial de organizações jornalísticas e sugere mecanismos de gestão editorial para alcançar resultados melhores.

Biografia do Autor

Josenildo Luiz Guerra - Universidade Federal de Sergipe - UFS/Br, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor, professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Aracaju - Brasil.

Rogério Christofoletti - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Maria José Baldessar - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – Brasil.

Samuel Pantoja Lima - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Br, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Doutor em Mídia e Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2005. Professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É professor visitante do curso de jornalismo da UFSC, em Florianópolis (SC).
Publicado
2013-05-20
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS