Do ato fóbico ao ato mágico pós-político: o novo mercado discursivo do Ministério da Cultura

Autores

  • João Domingues Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Leandro de Paula Santos Universidade Federal da Bahia (UFBa)
  • Mariana de Oliveira Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Políticas culturais, Ministério da Cultura, Discurso

Resumo

O trabalho investiga a trajetória do Ministério da Cultura do Brasil no período pós-impeachment de Dilma Rousseff, baseando-se em entrevistas e falas de ministros, além de textos institucionais da pasta. Partindo desse corpus, buscamos diagnosticar variações narrativas que forjam novos parâmetros de legitimidade para o tratamento da cultura em nível federal, em um processo que se organiza sob dois atos discursivos, nomeados ato fóbico e ato mágico pós-político. O primeiro pretende se apresentar como antítese ao lulismo-petismo, com ênfase denunciatória. O segundo se caracteriza pelo registro gerencialista, implicando uma espécie de sublimação de tensões sociais inerentes ao campo da gestão cultural.

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Biografia do Autor

João Domingues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/ UFRJ/2013). Professor Adjunto III na Universidade Federal Fluminense. Vinculado ao Programa de PósGraduação em Cultura e Territorialidades e ao curso de graduação em Produção Cultural – Universidade Federal Fluminense (UFF) – Brasil 

Leandro de Paula Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Doutor em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ/2016). Professor Adjunto I do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/ UFBA) – Brasil 

Mariana de Oliveira Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Brasil

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Domingues, J., Santos, L. de P., & Silva, M. de O. (2018). Do ato fóbico ao ato mágico pós-político: o novo mercado discursivo do Ministério da Cultura. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(2), 178–195. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/9638

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO