Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Publicaremos textos que problematizam tanto o sujeito como o mundo contemporâneo em suas dimensões regional, nacional e global. Por ser um veículo acadêmico multidisciplinar, aceitamos artigos com diversas abordagens sobre os conceitos de identidades, voltadas para descrever, analisar, avaliar e propor novas formas de estudar (poderia colocar algo como: e ensinar) os fenômenos culturais, sociais, científicos e artísticos do mundo contemporâneo.

Entre os principais enfoques, destacamos as reflexões sobre a importância do estudo das identidades para o desenvolvimento de novas propostas de inclusão social, dialogando com os estudos culturais, os estudos de gênero, os estudos sobre a homossexualidade, os estudos afro-brasileiros, os estudos sobre as diferenças regionais, entre tantas outras abordagens pertinentes nas áreas da Educação, Ensino, Interdisciplinar, Letras e Ciências Sociais.


 

Políticas de Seção

SEÇÃO LIVRE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Double Blind peer review além  do procedimento de arbitragem quando se fizer necessário e ou requerido pelos autores. O conselho editorial também se pronunciará quando for convocado para tal.

 

Periodicidade

Publicação Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Open acess.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Chamadas para publicação

Chamadas 2019 para Revista Fórum Identidades - ISSN 1982-3916

Call for papers 2019

A Revista Fórum Identidades é composta de duas partes:

I - Dossiê temático - Sempre divulgado previamente sobre questões de Educação, Ensino, Letras e Literatura, Cinema diversidade cultural, tendo como foco os espaços e os deslocamentos identitários debatidos por diferentes áreas: Educação, Letras, Interdisciplinar, Comunicação, Sociologia, Artes, entre outras.

II - Seção Livre - artigos com diferentes enfoques sobre Identidades, Diferenças e Alteridades.

Este periódico aceita artigos que abordem, prioritariamente, questões acerca da diversidade cultural, identidades, questões de gênero, étnico-raciais, sexuais,  de diferentes áreas: Interdisciplinar, Letras, Ensino, Educação,  entre outros.

Endereço: http://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/index

CHAMADA Volume 29 - jan-abr de 2019


Organizador: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS/CNPq)

DossiêLiteratura de autoria feminina e resistência

Este dossiê aceita artigo sobre o resgate de escritoras de língua portuguesa que resistiram aos seus contextos de opressão e exclusão e conseguiram construir publicar textos literários. Damos prioridades, as escritoras que destacaram a resistência como um de seus temas literários em Portugal, Brasil e África nos séculos XIX e XX. 

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Letras, Literatura,  Interdisciplinar, Educação e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 29: 30/04/2019.

Meio de envio: somente com envio para o e-mail do organizador: calmag@bol.com.br

Prazo de avaliação dos artigos: entre maio e  junho de 2019.

Resultado: julho de 2019

 

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CHAMADA Volume 30 - mai-ago de 2019


Organizadores/as:

Dr. Rodrigo Arellano Saavedra (Universidad Católica del Maule- Chile)

Dra. Karla Lucia Bento (Universidade Regional de Blumenau – FURB)

Dr. Leonel Piovezana (Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó)

Dra. Edinéia Tavares Lopes (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

Dossiê: Processos decoloniais e a (re)afirmação de identidades étnicas em territórios indígenas e afrodescendentes

O processo colonial desenvolvido na América Latina pautou-se na construção de identidades a partir de um modelo civilizatório monocultural e eurocêntrico. Para demarcar o lugar de cada um dentro dessa estrutura colonial, construiu-se a ideia de raça que naturalizou os papeis de subserviência desse sistema. Assim, os povos originários que habitavam o território americano passaram todos à categoria de ‘índios’. Já as pessoas arrancadas das mais diferentes partes da África foram classificadas como ‘negras’. Tal processo intentou destituir as populações colonizadas de sua cultura, seu modo de ser, agir, estar e conviver no mundo, produzindo as colonialidades do poder, saber, ser e crer, as quais ainda se reproduzem nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais do atual sistema capitalista. Gerar processos decoloniais e de (re)afirmação de identidades étnicas em territórios indígenas e afrodescendentes na América Latina torna-se imperativo para movimentos de resistência que intentam reafirmar e reconstruir modos de ser, estar e conviver historicamente subalternizados. Assim, o presente dossiê tem por objetivo acolher trabalhos que investiguem esses processos decoloniais com vistas a fortalecer epistemetodologias pautadas na interculturalidade e justiça social.

 

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Artes, Cinema, Interdisciplinar, Literatura, História, Sociologia, Antropologia e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 30: 30/05/2019.

Meio de envio: somente com envio para o e-mail da editora:  Edineia Tavares Lopes: edineia.ufs@gmail.com

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Revista Fórum Identidades – ISSN 1982-3916

Chamada 2018

Call for papers 2018

Este periódico tem duas partes:

I - Dossiê temático - Sempre divulgado previamente sobre questões de Educação, Ensino, Letras e Literatura, Cinema e diversidade cultural, tendo como foco os espaços e os deslocamentos identitários debatidos por diferentes áreas: Educação, Letras, Interdisciplinar, Comunicação, Sociologia, Artes, entre outras.

II - Seção Livre - artigos com diferentes enfoques sobre Identidades, Diferenças e Alteridades.

Este periódico aceita artigos que abordem, prioritariamente, questões acerca da diversidade cultural, identidades, questões de gênero, étnico-raciais, sexuais,  de diferentes áreas: Interdisciplinar, Letras, Ensino, Educação,  entre outros.

Endereço: http://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/index

CHAMADA Volume 26 - jan-abr de 2018


Organizador: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS/CNPq)

Dossiê: Leitura e intertextos culturais de gênero e étnico-raciais

O Ensino de Leitura demanda uma formação crítica do leitor. Tal formação é possível pela via dos multiletramentos e das dinâmicas dos textos multimodais. Além disso, os multiletramentos abrem espaço para a inclusão das questões identitárias e divulgação dos direitos humanos no espaço da Escola. Com esse recorte cultural, espera-se a contribuição de  artigos inéditos sobre Leitura e questões de gênero e violência doméstica, envolvendo o debate acerca de como a mulher é representada em textos literários e midiáticos; leitura e questões afro-brasileiras, valorizando a cultura e as identidades afro-brasileiras; leitura e propostas de multiletramentos, apresentando abordagens de ensino que visem superar as dificuldades de aprendizagem de escolas periféricas. O artigo pode ser dividido em duas partes: uma metodológica, que aprofunde a reflexão em torno de conceitos e propostas teóricas sobre leitura, multiletramentos, questões étnico-raciais e de gênero; e outra prática que apresente a análise crítica da intervenção de ensino de leitura.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Letras, Linguística, Literatura, Ensino, Interdisciplinar, Sociologia, Antropologia e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 26: 15/03/2018

Meio de envio: somente com envio para o e-mail do organizador deste volume: calmag@bol.com.br

 

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CHAMADA Volume 27 – mai-ago de 2018

Organizadores

Prof. Dr. Rodrigo Arellano Saavedra

Universidade Católica do Maule – Chile

rodrigo.arellanosaavedra@gmail.com

 

Prof. Dr. Jaime Moreira Ribeiro

Politécnico de Leiria - Portugal

jribeiro@ludomedia.pt

 

Profa. Dra. Edinéia Tavares Lopes

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Universidade Federal de Sergipe

 

Dossiê:  Investigação em Educação e Formação Docente em contextos internacionais

 

Para o Dossiê,  serão selecionados trabalhos que tratam de investigações relacionadas ao campo da Educação e formação docente em contextos internacionais.  Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Ensino, Letras, Interdisciplinar, Sociologia, Antropologia, entre outras.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 27: 30/03/2018

Meio de envio: Os textos do dossiê devem ser enviados para o e-mail:  edineia.ufs@gmail.com 

Já os artigos da seção livre para o e-mail: calmag@bol.com.br

 

 

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CHAMADA Volume 28 – set-dez de 2018

Organizadores:

Prof. Dr. Marcos Ribeiro de Melo (DPS/PPGCINE-UFS),

Profª Drª Michele de Freitas Faria de Vasconcelos (DEDI/PPGPSI-UFS)

 Profª Drª Ana Angela Farias Gomes (DCOS/PPGCINE-UFS)

 

Dossiê: Cinema, imagens e as contranarrativas da diferença

 

Ementa do dossiê: Partindo da composição interdisciplinar dos estudos de cinema e da dimensão estético-política que constitui este campo, o presente dossiê reunirá artigos e ensaios acadêmicos que se debrucem sobre o cinema como ferramenta de produção de imagens-narrativas de contrafluxo. Desta maneira, a proposta que aqui se delineia acolherá trabalhos pautados nos debates pós-identitários/pós-coloniais/queer, entre outros referenciais, que investem em análises que acolham o complexo, paradoxal, híbrido como aposta nessa “estranha mania de ter fé na vida” (ou como aposta na afirmação da vida).   

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Interdisciplinar, Comunicação, Artes, Letras, entre outras.

Prazo final para recebimento de artigos para vol 28: 15/07/2018

Meio de envio: somente com envio para o e-mail dos organizadores deste volume:  Marcos: marcos_demelo@hotmail.com

Observação: O envio de artigos para a seção livre deste volume pode ser feita pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br

 

Consultar NORMAS DA REVISTA em  Diretrizes para Autores (atualizada)



CHAMADA Volume 25 (set.-dez. de 2017)

Organizadores: Prof.ª Dr.ª Edinéia Tavares Lopes (PPGECIMA/UFS) e Profª. Drª. Maria Luiza de Araújo Gastal (PPGED/UNB)

Dossiê: Práticas e perspectivas teóricas e investigativas multi e interdisciplinares no ensino e na formação docente

O presente dossiê tem o objetivo de reunir artigos resultantes de investigações sobre o ensino em uma perspectiva multi/interdisciplinar e a formação docente na/para a Educação Básica. As temáticas provocam uma gama de reflexões, cuja divulgação é fundamental para pensar sobre o ensino como ação teórica e prática na perspectiva multi/interdisciplinar nos diversos níveis e modalidades educacionais; e o papel da Iniciação à Docência, das práticas de Ensino, dos Estágios e da escola na formação docente na/para a Educação Básica.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Letras, Sociologia, Antropologia, Ensino, Psicologia etc.

Prazo: 30/07/2017 

Meio de envio: somente com envio para o e-mail dos organizadores deste volume:  Edinéia: edineia.ufs@gmail.com e Maria Luiza: malugastal@gmail.com

Observação: O envio de artigos para a seção livre deste volume pode ser feita pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br ou Edinéia: edineia.ufs@gmail.com e Maria Luiza: malugastal@gmail.com


CHAMADA Volume 24 (mai.-ago. de 2017)

Organizadores: Prof.ª Dr.ª Maria Batista Lima (PPGECIMA/UFS)

Dossiê: Literatura e questões afro-brasileiras

O presente dossiê tem o objetivo de reunir artigos que apresentem reflexões acerca das representações literárias voltadas para as questões afro-brasileiras. Nesse processo de reflexão, cabem estudos sobre a história das personagens afro-brasileiras da literatura, que debatam questões sociológicas sobre os diferentes tipos de preconceitos resultados da colonização e do processo de embranquecimento da cultura nacional. Além disso, os artigos podem priorizar aspectos silenciados da contribuição dos afro-brasileiros para a formação da literatura brasileira. Entre os tópicos pertinentes a essa temática tão relevante para a relação entre educação e estudos culturais, destacamos: didática do ensino de literatura e questões raciais; análise do livro didático e a representação do negro; o imaginário afro-brasileiro infantojuvenil; história da literatura africana; obras afro-brasileiras, autores engajados com a luta pelos direitos dos afro-brasileiros, entre outros temas voltadas para a formação da identidade nacional e o lugar do negro neste processo.

Para a Seção Livre: aceitamos artigos que primem pela reflexão acerca das fronteiras espaciais e as resistências identitárias a partir de abordagens temáticas e teóricas diversas: Educação, Interdisciplinar, Literatura, Linguística, Sociologia, Antropologia, Ensino, Psicologia etc.

Prazo: 30/06/2017

Meio de envio: tanto os artigos do dossiê, quanto da seção livre somente pelo e-mail dos organizadores:  Maria Batista:  mabalima.ufs2@gmail.com - com cópia para o editor: Carlos Gomes: calmag@bol.com.br

Observação: Dúvidas sobre o volume 23 - pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Gomes: calmag@bol.com.br

 

 

CHAMADA Volume 23 (jan-abr de 2017)

Organizadores: Prof.ª Dr.ª Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa (IFS/PPGA-UFS) e Prof. Dr. Marcos Ribeiro de Melo (DPS/PPGCINE-UFS)

Dossiê: O campo da Cibercultura e os Estudos sobre Gênero e Sexualidades

O presente dossiê pretende reunir artigos acadêmicos a partir do campo de estudos sociológicos e antropológicos sobre gênero, sexualidades e o campo da cibercultura e das mídias audiovisuais. A proposta congregará investigações que abordem as seguintes temáticas: Internet, redes sociais, cinema e novas perspectivas para os estudos de gênero e sexualidades. Gênero, sexualidades e educação através das ferramentas de comunicação digital. Narrativas fílmicas, gênero e sexualidades. Imagens, mídias e desafios teórico-metodológicos para os estudos de gênero e das sexualidades.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Letras, Sociologia, Antropologia, Ensino, Psicologia etc.

Prazo: 30/03/2017

Meio de envio: somente com envio para o e-mail dos organizadores deste volume:  Patrícia: patriciarosalba@gmail.com e Marcos: marcos_demelo@hotmail.com

Observação: O envio de artigos para a seção livre deste volume pode ser feita pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br

 

 

CHAMADA Volume 22 (set-dez de 2016)

Organizadores:  Profa. Dra. Edinéia Tavares Lopes, da Universidade Federal de Sergipe, Brasil; Prof. Dr. Francislê Neri de Souza, da Universidade de Aveiro, Portugal; Prof. Dr. António Pedro Costa, Universidade de Aveiro, Portugal

Dossiê: Investigação em ensino: abordagens teóricas e metodológicas em distintas realidades

Para o Dossiê, serão selecionados trabalhos que tratam de investigações relacionadas ao ensino em diferentes modalidades e níveis.  Os artigos propostos devem trazem reflexões teóricas e metodológicas para a inovação das investigações em Ensino, a partir da interface do processo de formação de diferentes profissionais e os contextos sociais nos quais essas pesquisas são desenvolvidas, com suas particularidades e desafios. Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Letras, Sociologia, Antropologia, etc.

Prazo: 30/10/2016

Meio de envio: somente com envio para o e-mail:  edineia.ufs@gmail.com 

Observação: O envio de artigos para a seção livre pode ser feita pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br

 

 

CHAMADA Volume 21 (mai-ago de 2016)

Organizador: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS/CNPq)

Dossiê: A violência na literatura e na cultura

Este dossiê abre espaço para as diferentes formas de violência representadas em textos/documentos literários, jornalísticos, artísticos ou memorialistas. Especificamente, destacamos as agressões sexuais, como crimes contra as mulheres e gays, sem deixar de lado os crimes urbanos, que nos acuam em nossas casas. O relato dessa violência é fundamental para entendermos os mecanismos que dão sustentação às formas de controle impostas por esses crimes. Espera-se que os artigos tragam contribuições acadêmicas com abordagens interdisciplinares conforme as pesquisas sociológicas, antropológicas, filosóficas e literárias. O artigo pode ser dividido em duas partes: uma metodológica, que aprofunde a reflexão em torno de conceitos e abordagens teóricas sobre essa temática; e outra com a análise do corpus , que retome os conceitos expostos na primeira parte, acrescentando deduções interpretativas que tragam luz aos significados da violência estudada.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Letras, Sociologia, Psicologia, Antropologia, etc.

Prazo: 15/11/2016

Meio de envio: somente com envio para o e-mail do organizador deste volume: calmag@bol.com.br

Observação: O envio de artigos para a seção livre pode ser feita pelo e-mail do Coordenador de edição: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br

 

 

CHAMADA Volume 20 - (jan-abr de 2016).

Organizadora: Profa. Dra. Anélia  Piatrani (UFRJ)

Dossiê: Recepção e intertextualidades na literatura de autoria feminina

Este  Dossiê abre espaço para o debate acerca do processo de recepção da literatura contemporânea de autoria feminina no Brasil, levando em conta a forma como obras lançadas nos primeiros anos do século XXI fazem uma releitura de nosso passado, seja o histórico, seja o literário, seja o cultural.  O campo teórico das novas abordagens da literatura comparada nos remete às reflexões sobre a memória da literatura (SAMOYAULT) e os arquivos (DERRIDA) que o texto literário resgata para dar chão ao texto ficcional. Com tal perspectiva, aceitamos trabalhos voltados para os estudos comparados em que: um dos textos seja de uma escritora brasileira, lançado no século XXI; os temas sejam referentes à recepção crítica e criativa de revisão do passado; as questões feministas e de gênero seja voltadas para aspectos da contemporaneidade; os aspectos estéticos e culturais estejam privilegiados na parte teórica-metodológica e na análise dos textos selecionados; a intertextualidade e a recepção estejam entre os conceitos aprofundados na pesquisa; e a memória da literatura seja explorada a partir de suas fontes literárias e/ou históricas.

Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas nas diversas áreas, como: Educação, Letras, Sociologia, Psicologia, Antropologia, etc.

Prazo: 30/11/2016

Meio de envio - somente com envio para o e-mail: calmag@bol.com.br

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Encaminhar seu artigo conforme as Normas de Publicação (Atualizadas em 23.02.2016) para o e-mail: calmag@bol.com.br.

Obs.: o título do e-mail deve indicar para qual volume e seção da revista você está encaminhando seu artigo.

Aguardamos trabalhos apenas de professores doutores e pós-graduandos das diferentes áreas acadêmicas que estudam as identidades, diferenças e alteridades.

VOLUME 17

 

Organizadores: Profª Drª Maria Batista Lima (UFS); Profª Drª Denise Maria Botelho (UFRPE); Prof. Dr. Eduardo Quintana (UFF)

Dossiê: História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras e Educação: Diálogos Teóricos e Práticas Pedagógicas
Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.

Ementa:

O volume 17 da Revista Fórum está recebendo artigos para compor o Dossiê e a Seção livre.
EMENTA DOSSIÊ: Neste número serão priorizados para o dossiê trabalhos que abordem discussões sobre:  relações étnico-raciais na perspectiva africana e afro-brasileira; História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras no contexto da legislação e das práticas educacionais em suas múltiplas dimensões e áreas temáticas; o contexto de conquista e implementação da Lei 10.639/2003 e seus diretrizes no contexto das políticas e das práticas educacionais; africanidades e educação em suas múltiplas linguagens e relações; educação, identidades, culturas  quilombola e educação escolar quilombola e suas diretrizes. Ações Afirmativas na Educação Básica e no Ensino Superior.

Prazo: 30/03/2015

Recebimento dos trabalhos somente por e-mail:gepiadde@gmail.com

 

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VOLUME 18

 

Dossiê: Ensino de Ciências e Ensino de Matemática: abordagens investigativas em distintas realidades

Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.

Organizadora: Profa. Dra. Edinéia Tavares Lopes (UFS)

Ementa:

Em buscas de reflexões metodológicas e de práticas de ensino de ciências e matemática, este dossiê aceita artigos que debatam questões pedagógicas e teóricas relacionadas ao ensino de Química, de Física, de Matemática, de Biologia e iniciação à docência. Os trabalhos apresentados devem ser compostos de uma reflexão teórica ou prática que traga inovações para o ensino dessas disciplinas a partir da interface do processo de formação de professores e os contextos sociais nos quais as práticas pedagógicas são exercidas com suas particularidades e desafios (AMARAL, 2012; ZANON, 2015; ALMEIDA, NARDI, 2013)

Prazo: 30/10/2014

Recebimento dos trabalhos somente por e-mail:edineia.ufs@gmail.com

 

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VOLUME 19

 

Dossiê: Ensino de Literatura e diversidade cultural

Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.

Organizador: Prof. Dr. Carlos Magno (UFS)

Ementa:

Este dossiê abre espaço para o debate sobre as diferentes abordagens de formação do leitor a partir das reflexões acerca das Identidades e suas particularidades. Nesse caso, pensa-se na ampliação do cânone com sugestão de leitura de autores regionais ou de valorização da cultura oral. Além desse enfoque da literatura produzida nos estados, serão aceitos artigos que apresentem propostas inovadoras de ensino de literatura que coloquem em pauta questões de raça, de gênero, de identidade indígena, identidade regional, cultura ora, entre outras. Os trabalhos podem ser compostos por duas partes: a teórica, desenvolvimento de conceitos e categorias, e prática, etapas e metodologia abordada.

Prazo: 29/02/2015

Recebimento dos trabalhos somente por e-mail:calmag@bol.com.br

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Vol. 15 - jan-jun de 2014

Organizadores: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes e Prof. Dr. Marcos Ribeiro Melo
Dossiê: Questionando Currículos, Provas e Formação de Professores de Letras

Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.
Data de recebimento: até 30 de setembro de 2014.
Envio apenas pelo e-mail: gepiadde@gmail.com

O volume 15 da Revista Fórum está recebendo artigos para compor o Dossiê e a Seção livre.
Ementa dossiê: Perspectivas teóricas e práticas sobre a Educação Básica Brasileira. Educação e desafios tecnológicos no espaço escolar.

O papel das TICs no processo de ensino-aprendizagem. Novos métodos de ensino para crianças e jovens. Letramento digital. Intertextualidade e hipertexto. Leitura e mídia.  Mídia e educação, entre outros temas vinculados à educação básica.

ATENÇÃO O SISTEMA (SEER) NÃO ESTÁ RECEBENDO ARTIGOS. ENVIE APENAS PARA O E-MAIL DO CONSELHO EDITORIAL gepiadde@gmail.com

Chamadas para 2014

Vol. 16 - jul-dez de 2014
Organizadores: Profa. Dra. Edineia Tavares Lopes (UFS) e Prof. Dr. Darci Secchi (UFMT).
Dossiê: Educação Indígena Intercultural: abordagens políticas e pedagógicas na atualidade brasileira.
Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.
Data de recebimento: até 30 de agosto de 2014.
Envio apenas pelo e-mail: gepiadde@gmail.com

Ementa do dossiê: Educação Indígena Intercultural: abordagens políticas e pedagógicas na atualidade brasileira
A 16ª. edição da Revista Fórum Identidades tem como base as produções acerca da educação dos povos indígenas em articulação com as orientações da legislação educacional brasileira. Dentre as temáticas desse dossiê serão privilegiados trabalhos que abordem questões sobre: Educação Indígena, Educação Escolar Indígena, Políticas de Afirmativas para povos indígenas na Educação Superior, Inclusão de conhecimentos indígenas na Educação, História e Cultura dos povos indígenas, Lei 11.645 de 2008.
ATENÇÃO O SISTEMA (SEER) NÃO ESTÁ RECEBENDO ARTIGOS. ENVIE APENAS PARA O E-MAIL DO CONSELHO EDITORIAL gepiadde@gmail.com
Normas

 

Chamadas para 2013

Chamada para o vol 13 - referente a jan-jun de 2013
Dossiê: Entre gênero, erotismo e sexualidades
Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.
Data de recebimento: até 30 de setembro de 2013.

Chamada para o vol 14 - referente a jul-dez de 2013
Dossiê: Educação e Identidades Sociais
Seção Livre: Artigos com diferentes abordagens teóricas e temas das áreas de Letras, Educação e Ciências Sociais.
Data de recebimento: até 30 de dezembro de 2013.

 

Chamadas para 2012

volume 11 - jan-jun de 2012

Aceitamos artigos para o Dossiê: Violência no espaço escolar e para seção livre até 30/03/2012.

O Dossiê deste volume dará destaque para estudos sobre as formas de violência que fazem parte do espaço escolar na contemporâneidade em suas diferentes abordagens em relação a alunos, professores e direção escolar.

Volume 12 - jul-dez de 2012

Aceitamos artigos para o Dossiê: Estudos de gênero e educação e para seção livre até 30/06/2012.
O Dossiê deste volume dará destaque para os estudos sobre as diferentes formas de construção das identidades de gênero e sexualidades como forma de inclusão e eliminação do preconceito contra as identidades excluídas.

 

Artigos mais citados

 

Politica de Governança

Política de Governança/Conselho Editorial

 

O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Seus membros atuam preferencialmente, mas não exclusivamente, na área da Educação, Ensino, Interdisciplinar, Letras e Ciências Sociais. Cada membro atua como conselheiro do Comitê Científico e do Editor interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da Forum Identidades no meio acadêmico e profissional. Cada membro assume também a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica. Comitê Científico Trata-se de um colegiado interinstitucional cuja atuação é feita de forma coletiva e democrática. Sua missão é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da revista. O Comitê Científico indica o Editor Científico que passa a ser seu membro natural. Este comitê deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e também dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas deverão ser discutidas e definidas por esta instância. É sua atribuição discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de artigos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação; aceite de novos grupos de pesquisa para participar do comitê; aprovação do orçamento; credenciamento de revisores e pareceristas; definição de política de circulação e assinaturas, entre outras matérias. O Comitê Científico não interfere na operação editorial que é de sobre responsabilidade do Editor e sua equipe operacional. Editor Científico É o responsável pela gestão editorial e pela supervisão da Secretaria Editorial, que opera todo o fluxo de trabalho, com auxílio do sistema Open Journal System – OJS. O Editor Científico tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para a revista, no controle de Plágio e Auto Plagio em várias bases e também na distribuição dos artigos entre os pareceristas ( método double blind peer review). O editor científico deve ter uma postura ativa nos trabalhos do Comitê Científico e na articulação de ações do Conselho Editorial. Um fluxograma das atividades do processo de editoração científica está explicitado na plataforma OJS, no item “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Email da Forum identidades:

 

 

Taxas de processamento de textos

Não é cobrada nenhum taxa para o processamento e publicação dos artigos, dos autores.

A Forum Identidades tem a função social de publicar artigos oriundos dos países em desenvolvimento sem custo algum para o autor.

 

Código de Conduta editorial

Código de Conduta Editorial

 

Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações.

Este Periódico de Open Acess na área de Educação, Ensino, Interdisciplinar, Letras e Ciências Sociais. (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade de suas publicações. Padrões de comportamento ético são almejados por todas as partes – atores- envolvidas na publicação em nossa revista como o autor, o editor da revista, os revisores, avaliadores ad hoc, membros do conselho científico e editorial. Entre práticas não aceitáveis pela revista é a do Plágio e auto plágio, mudanças somente de títulos em artigos anteriormente publicados, Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas e outras práticas não desejáveis. 

Deveres dos Editores: 

• Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados, após a decisão dos avaliadores que são escolhidos pelo método double blind review e ocasionalmente pela arbitragem. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões. O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa e diversas regiões do país e do exterior. Cabe também a cada membro do conselho editorial a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.

• Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos no tocante ao seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores e sem conflito de interesses. 

• Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não devem divulgar quaisquer informações sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso. 

• Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos. O editor não caberá avaliar artigo de sua autoria, mesmo em co- autoria. O editor da revista poderá publicar artigos de sua lavra na presente revista, sem que passe por avaliação às cegas por seus pares, contanto que o mesmo artigo já tenha sido anteriormente publicado seja por meio impresso e ou digital, mas que já tenha passado por qualquer sistema de avaliação. Poderá também o editor convidar autor de alto reconhecimento técnico e acadêmico para escrever artigo como colaborador/convidado para a Forum Identidades.

• Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado. 

• Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo. Através do email da revista. O editor deverá retirar qualquer artigo de publicação da revista, caso o autor assim o deseje e se manifeste, pelo email da revista – calmag@bol.com.br com no prazo de até 10 dias.

O editor poderá aceitar publicação de artigo não inédito contanto que no bojo do mesmo venha indicando a fonte de sua primeira publicação e a devida autorização do Publisher anterior, sobre tudo quando o artigo tenha sido publicado por meio impresso e comercial;

Deveres dos Revisores: 

• Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares às cegas ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e através das comunicações editoriais com o autor pode também auxiliar o mesmo no aperfeiçoamento do artigo. 

• Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sente qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que a sua imediata revisão será impossível deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão no prazo de até 15 ( quinze) dias. 

• Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio de acordo com os formulários de avaliação que os mesmos recebem quando do envio às cegas do artigo para avaliar. Quando do envio da decisão editorial e caso o autor queira ter acesso ao formulário de avaliação, este será encaminhando, no entanto sem a identificação do avaliador, por questão de sigilo e ética.


Formulário de avaliação de trabalhos/artigos da Forum Identidades.

Avaliador:

Título do trabalho avaliado:

1- O título é expressivo do conteúdo do artigo? O resumo/abstract/resumen sintetiza adequadamente o texto? As palavras chaves utilizadas são precisas? O título e o resumo foram traduzidos para o inglês e espanhol de modo satisfatório? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

6- O autor utilizou o(s) método(s) apropriado(s) aos objetivos do trabalho? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

7- O artigo é preciso e utiliza a base teórica que adota com propriedade? As articulações teóricas são feitas de forma clara e consistente? O artigo representa temática atual? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

8- A bibliografia utilizada mostra que o autor está familiarizado com as pesquisas relevantes sobre o assunto, com o estado da arte do tema? O artigo discute com propriedade a bibliografia mencionada? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

9- O artigo tem relevância teórica? O texto conseguiria corresponder às expectativas de um leitor exigente e em busca de artigos de qualidade para sua atualização acadêmica? O artigo é inovador em sua área de estudo? Explicita pautas de pesquisa passíveis de desenvolvimento? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

10- O artigo contém afirmações falsas ou incorretas sobre fatos, provas, evidências, fontes ou outras informações relevantes? *

Sim – concordo totalmente ( )

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( )

Discordo Totalmente ( )

Justificar

11- A temática do artigo é recorrente em publicações?

Sim – concordo totalmente ( ) 

Concordo parcialmente ( )

Discordo parcialmente ( ) 

Discordo Totalmente ( )

Justificar

Sugestões relacionadas ao título 

Sugestões para modificação do resumo/abstract/resumen e palavras-chaves/keyword/palabra clave. 

Sugestões relativas ao corpo do artigo (organização, ideias e linguagem). 

Citações bibliográficas incorretas. 

Sugestões bibliográficas. 

Recomendação final: *


O artigo deve ser rejeitado.

O artigo deve ser publicado se incorporar as modificações sugeridas.

O artigo deve ser publicado sem alterações

Aracaju, de 2018

 

Avaliador

• Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.

Autor de vários artigos publicados na revista, que possa não estar no conselho científico e ou editorial, também poderá ser convidado a dar parecer sobre artigo submetido á publicação na revista. 

Deveres dos Autores: 

• Padrões de Relato: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis. 

• Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. 

• Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. 

• Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços. 

• Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecidos ou listados como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado sejam incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação. 


• Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderiam levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos.. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas. 

Deveres do Publisher 

A obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não gerará qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais do editor pois um dos objetivos científicos da revista é a ampla divulgação do conhecimento.

Como a revista utiliza o sistema do Doi – CrossCheck - (software da CrossRef para identificação de plágio) a prática não aceitável do plágio não é aceita.

O editor divulga os artigos da revista em mídias sociais, em vários grupos destas mídias. O editor mantém página específica da revista no facebook, com o objetivo da maior divulgação do conhecimento produzido nos artigos publicados. O editor faz monitoramento de artigos especializados em Educação, Ensino, Interdisciplinar, Letras e Ciências Sociais publicados em várias revistas nacionais e ou estrangeiras.


ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 


Como conduta social a revista REVEC encontra-se em contrato com a HAND TALK que com que a revista seja acessada por usuários que utilizam o sistema de LIBRAS.



AUTHOR FEES
Article Submission FREE: 0.00 (USD)Fast-Track Review FREE: 0.00 (USD) e Article Publication: 0.00 (USD)


* Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier, Scopus, Scielo e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas

* This statement is based on Elsevier recommendations and COPE's Best Practice Guidelines for Journal Editors

Fonte Original das regras: http://portaltutor.com/index.php/conpedireview/pages/view/ethicspolicy

 

 

 

 

Indexação

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