Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

(Atualizada em 01.12.2023)

Tipos de texto: Artigos acadêmicos

Formatação: Devem ser digitados em espaço 1,5. FONTE: Garamond 12. Citação destacada fonte 10.

Extensão máxima: 15 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Extensão mínima: 12 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Título: O título em minúsculas - (Maiúscula só para nomes próprios)  deve ser breve, específico e descritivo, com palavras representativas do conteúdo.

Nome do autor: O nome do autor deve vir uma linha abaixo do título à esquerda com uma nota com dados profissionais: e acadêmico: vínculo, grupo de pesquisa, seguido do e-mail, número do orcid. (só aceitamos autores pesquisadores doutores ou pós-graduandos vinculados a programas de pós-graduação da área de Letras, Educação e  afins).

Resumo: Os textos deverão ser acompanhados por resumo em português e inglês  de 5 a 10 linhas valorizando tema, justificativa recorte, objetivo geral e específicos, método, resultados e conclusões do trabalho.

Palavras-chave: Os textos devem conter palavras-chave/keywords  referentes ao seu conteúdo até 5 palavras, separadas por PONTO.

Tradução do título: inglês

Abstract: em inglês

Keywords:  até 5 palavras

Subtítulos: (não é obrigatório) quando houver alinhado à margem direita em caixa baixa (minúsculas).

Citações: As citações devem ser acompanhadas por uma chamada para o autor, com o ano e o número da página exemplo: (Hall, 2010, p. 25). A referência bibliográfica da fonte da citação virá em lista única ao final do artigo.

Notas: As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, devem ter a finalidade de: indicações bibliográficas; observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço ou fornecer a tradução de um texto.

Coesão e coerência: Valorizaremos textos bem escritos com uma estrutura textual simples. A coesão e coerência linguísticas são indispensáveis.

Recorte teórico: Atualizar leituras e apresentar criticidade e abordagem original.

Referências: Fonte Garamond 12, espaçamento 1,0 (simples) e com espaçamento depois do parágrafo de 06pt. O nome “Referências”, segue em caixa baixa e em negrito. Devem constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, por sobrenome de autor. Devem ser completas, conforme o exemplo a seguir:

Título em negrito

Livros: HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.

Capítulo de Livro: GENS, Rosa Maria Carvalho. Linhagem de princesas: charme, feitiço e desencanto. In MELO, Marcos Ribeiro et al. (Org.). Identidades e práticas educacionais. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009, p. 97-110.

Artigo de revista: BHABHA, Homi. O terceiro espaço. Revista do Instituto do Patrimônio Histórico. Rio de Janeiro. Instituto do Patrimônio Histórico, n. 24. Entrevista concedida a Jonathan Rutherford, p. 35-41, 1996.

Artigo da internet com a mesma estrutura acima acrescido de data de acesso e endereço do site. Ex: Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2015.

Importante: O descumprimento de alguns dos requisitos acima poderá acarretar a desclassificação do artigo do processo de seleção. A revisão ortográfica é de responsabilidade do autor.

Quadros/tabelas: Título acima do quadro, Fonte: Garamond 11, negrito “Quadro 1”, seguido de dois pontos e o título do quadro sem destaque em negrito.

Ex.: Quadro 1: Descrição das atividades.

Imagens/figuras: Segue a fonte e tamanho do quadro. No entanto, fica abaixo da imagem seguida da fonte, quando for o caso.

Vol 39: Texto e Ensino: práticas de leitura

Textos inéditos com abordagens teóricos sobre práticas de ensino.