INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA NO MAPEAMENTO DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM ENUNCIADOS DE QUESTÕES DE EXAME NACIONAL BRASILEIRO

  • Marcos Fernandes-Sobrinho
  • Tiago Clarimundo Ramos
  • Paula Silva Resende Fernandes
  • Paulo Alexandre de Castro

Resumo

O presente artigo contém parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla no contexto da tese de doutorado do primeiro autor, que identificou, selecionou e analisou diferentes fontes de gêneros textuais em questões de física de sete edições de relevante exame nacional brasileiro. Buscou-se apoiar ações letivas [e pedagógicas] de professores de Física em serviço pautadas na perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), cuja ênfase se centrou nas potencialidades de disparar discussões de questões sociocientíficas (QSC) na sala de aula. Os resultados nos permitiram assinalar a importância das análises documental e de conteúdo na perspectiva qualitativa, as quais possibilitaram a compreensão de particularidades presentes em registros e documentos, podendo ser utilizadas como método autônomo ou, ainda, como possibilidade de alargar análises em pesquisas dessa natureza.

Seção
Dossiê: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS