AS CONDIÇÕES DO REFÚGIO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Mariana Corallo Mello de Azevedo Kuhlman

Resumo

Na condição do refúgio, a situação de vulnerabilidade social que acomete o sujeito está vinculada à privação de seus direitos básicos e é agravada pelos discursos de mera tolerância. O sujeito, ávido por conservar a sua sobrevivência, pode sofrer uma série de golpes aos seus valores culturais e linguísticos, de modo a ser conduzido a uma busca angustiante pela língua do país que lhe concedeu refúgio. A discussão que propomos enfocará o processo de aquisição de língua estrangeira nesse contexto à luz do Princípio de Valoração de Damásio, que assume que os valores atribuídos às atividades humanas em geral possuem alguma relação com impulsos de sobrevivência. Por essa razão, o presente estudo será elaborado com vistas a refletir sobre as iniciativas de ensino dedicadas a essa população e sobre a configuração dessa experiência de aprendizagem.

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Como Citar

KUHLMAN, Mariana Corallo Mello de Azevedo. AS CONDIÇÕES DO REFÚGIO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/10369. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS